top of page

Sobre o trabalho

Todos os anos, no primeiro e segundo finais de semana de dezembro, acontece na Praia Grande, no litoral de São Paulo, uma grande festa em homenagem a Iemanjá.

Centenas de terreiros, sobretudo de Umbanda, montam seus altares e levam seus filhos para uma experiência intensa de trabalhos religiosos que duram a noite toda e terminam ao nascer do sol, quando oferendas para a Rainha do Mar são levadas para a água.

“Nosso povo em festa – festa de Iemanjá” é um webdocumentário que convida você a mergulhar no universo dessa celebração, explorando fotografias, vídeos, entrevistas, mitos e músicas para conhecer um pouco mais sobre essa orixá, sobre o seu culto dentro da Umbanda e sobre as pessoas que vivem e alimentam essa tradição.

Reproduzindo aqui a importância que a oralidade tem dentro dos terreiros das religiões de matriz africana, é por meio das vozes de pais, mães e filhos de santo que os visitantes vão ter acesso a experiências de conexão com o sagrado e de convivência entre as pessoas que fazem essa festa acontecer.

Fica aqui então o convite para você navegar, explorar e se fascinar com essa festa popular tão rica e encantadora!

  

Palavras da artista

Meu primeiro contato com a festa de Iemanjá aconteceu em 2015, como parte do meu projeto de registro das festas populares brasileiras. Meu encanto foi tão grande que, nos 10 anos seguintes, voltei à Praia Grande em todas as edições do evento.

Minha pesquisa como artista, sempre muito relacionada ao valor cultural das celebrações que registro, ganhou uma nova camada em 2018, quando comecei a entrevistar pessoas para a obra que foi intitulada “Caminhos do Divino”, sobre a Festa do Divino de São Luiz do Paraitinga.

Foi naquele momento que começou a ganhar forma a ideia de dar voz às pessoas que fazem essas festas acontecerem. O projeto “Nosso Povo em Festa” nasceu então com o propósito de possibilitar que os visitantes ouvissem, diretamente de quem está envolvido com cada uma dessas celebrações, quais são as suas motivações, as suas convicções, seus desejos e dificuldades. Uma maneira de valorizar igualmente o patrimônio humano e o patrimônio cultural imaterial brasileiro.

Em 2023, lancei o livro “Do lado de Dentro” no qual fotos de 44 festas populares são mescladas em 9 categorias que resumem sensações e emoções humanas presentes em todos esses eventos. O livro foi pensado como uma forma de destacar o que as festas têm em comum e não o que elas têm de único e exclusivo. Ele é um convite à curiosidade e à tolerância (a olhar para o “diferente” e enxergá-lo dentro de nós mesmos), um estímulo para que as pessoas reflitam sobre como o que compartilhamos como seres humanos é mais relevante do que as diferenças que nos separam.

Para mim, falar sobre a cultura popular brasileira é falar sobre a capacidade incomparável dos brasileiros de unir esforços para produzir festas, músicas e poesias para os olhos e para a alma.

A opção que venho fazendo nos últimos anos (e também nesse webdoc), de trabalhar com múltiplas mídias, reflete o desejo de promover, por meio de diferentes estímulos, experiências mais ricas e em que cada indivíduo é co-autor da sua vivência a partir daquilo que escolhe ver e ouvir.

Desejo que essa singela obra, que agora habita o mundo virtual, possa jogar um pouquinho de luz a esse festa tão especial, que, infelizmente, poucas pessoas têm a oportunidade de conhecer pessoalmente. Que essa seja mais uma forma de homenagear os ancestrais dessa terra, tão respeitados pelo filhos de santo da Umbanda, e, em especial, de valorizar as pessoas que mantém vivas nossas tradições.

 

Andrea Goldschmidt

@festas.brasileiras

Dezembro de 2024

bottom of page